Os sintomas induzidos pelo HIV variam dependendo do estágio da infecção.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem como alvo o sistema imunológico e enfraquece as defesas do corpo contra muitas infecções e certos tipos de câncer que as pessoas com sistema imunológico saudável podem combater mais facilmente.

Com a alteração e supressão da função das células imunes pelo vírus, a imunodeficiência gradualmente se instala em indivíduos infectados. A função imune é classicamente medida pela contagem de células CD4 com o controle de cuidado com a saúde constante.

O estágio mais avançado da infecção pelo HIV é a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), que, dependendo da pessoa, pode levar anos para aparecer. Esta fase é definida pelo aparecimento de certos tipos de câncer, infecções ou outras manifestações clínicas graves de longo prazo.

Enquanto as pessoas que vivem com HIV tendem a ser mais infecciosas nos primeiros meses, muitas desconhecem sua situação até estágios posteriores. Nas primeiras semanas após a infecção inicial, os indivíduos podem permanecer assintomáticos ou manifestar uma doença semelhante à gripe com febre, dor de cabeça, eritema ou dor de garganta.

À medida que a infecção enfraquece gradualmente o sistema imunológico, outros sinais e sintomas podem aparecer, como inchaço dos gânglios linfáticos, perda de peso, febre, diarreia e tosse. Na ausência de tratamento, é provável que surjam doenças graves, como tuberculose, meningite, infecções bacterianas graves ou certos tipos de câncer, como linfomas ou sarcoma de Kaposi, entre outros. Alejandro Zoboli o que é cisto sinovial