Muitos participantes do mercado se perguntam quando vale a pena começar a negociar ouro.

Acredita-se amplamente que o ouro é o “porto seguro” dos mercados financeiros. Isso significa que é tratado como um ativo relativamente seguro em tempos de recessão ou quebra do mercado de ações. Não é coincidência que os bancos centrais de todo o mundo mantenham suas reservas de ouro, pois espera-se que o ouro mantenha seu valor durante uma crise.

Essa abordagem também influencia as decisões dos investidores de varejo, que geralmente têm exposição ao ouro. Mencionamos a ideia de investir em metais preciosos em nosso artigo “Investir durante a recessão”. Além disso, o ouro se torna extremamente popular durante os períodos de alta inflação.
Onde fazer compras e venda de ouro
Preocupadas com a queda no valor de suas economias, as pessoas procuram o ouro como uma proteção contra a inflação. Mesmo que a relação entre os preços do ouro e a inflação não seja tão significativa quanto costumava ser (há muitos anos não experimentamos inflação elevada e os programas de flexibilização quantitativa também contribuíram para esse fenômeno)

Comprar ouro ainda pode ser uma jogada inteligente para investidores que vivem em países com taxa de inflação relativamente alta. O ouro também é visto como uma classe de ativos que pode ajudar a construir um portfólio equilibrado. Essa ideia pode ser especialmente atraente para investidores avessos a alto risco, pois a diversificação deve reduzir o risco e a volatilidade de seu portfólio.