Projetos no Ensino Superior

Faculdades Paulista
Por isso, sentimos a necessidade de analisar esses projetos na perspectiva do
ensino superior. Assim, também trataremos esses casos como exemplos de
faculdade. Os exemplos de ensino superior abordados neste estudo são os
seguintes tipos concretos de casos: • Projetos de estabelecimento, ampliação ou
reforma de faculdades/departamentos de agricultura, engenharia ou medicina •

Projetos de estabelecimento, ampliação ou reforma de faculdades de pós-
graduação de agricultura, engenharia ou medicina.

Grande parte da formação de professores é ao nível do ensino superior, e as
estatísticas do setor de educação da JICA o classificam como cooperação para
a educação básica. Portanto, por conveniência, omitiremos se deste estudo. No
que diz respeito à formação de professores, JICA/IFIC possui informações
detalhadas e pode ser utilizada como referência.
Mesmo que o ensino superior tenha sido baseado em um “modelo universitário”
ocidental, ele se desenvolveu de uma forma profundamente enraizada no
sociedades das quais faz parte. No entanto, o ambiente em torno do ensino
superior está mudando rapidamente. A recente ascensão de uma sociedade
baseada no conhecimento; globalização social, econômica e da informação;
aumento da demanda por ensino superior; e as mudanças no ambiente político
e social dos países em desenvolvimento estão profundamente conectadas e têm
uma influência significativa no ensino superior.