Defensores do EAD

Os defensores do aprendizado on-line e ensino à distância sugerem que essas
tecnologias mais recentes apoiam o aprendizado que não é tão bom quanto, mas
melhor do que a instrução convencional em sala de aula.
Os pesquisadores de tecnologia de aprendizagem também veem a Internet não
apenas como um meio de entrega, mas também como um meio potencial para
melhorar a qualidade das experiências e resultados de aprendizagem. Uma
conjectura comum é que a aprendizagem é um corpo complexo de conhecimento

e requer efetivamente uma comunidade de aprendizes e que as tecnologias on-
line podem ser usadas para expandir e apoiar tais comunidades, promovendo

modelos “participativos” de educação.
Os estudos nesta área tendem a ser descritivos de sistemas de aprendizagem
individuais, no entanto, com relativamente poucos estudos empíricos rigorosos
comparando os resultados de aprendizagem on-line e convencional.
Outra tendência importante nos últimos anos é o surgimento de “blended” ou
abordagens “híbridas” que combinam atividades on-line e instrução. Já em 2002,
o presidente da A Universidade Estadual da Pensilvânia afirmou que “a instrução
híbrida é a única maior tendência não reconhecida no ensino superior hoje”. Da
mesma forma, em 2003, a Sociedade Americana de Treinamento e
desenvolvimento identificou o blended learning como uma das 10 principais
tendências para a indústria de entrega de conhecimento. https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-engenharia-civil-ead